Vozes da Agricultura Ecológica
Aqui seguem os capítulos que disponibilizei gratuitamente
A propriedade de Inês e Ronildo fica no alto de um pequeno morro. Da varanda, se passamos o olhar sobre a Br101, particularmente bonita nesse trecho, podemos ver a Itapeva, a maior das lagoas do Litoral Norte do RS. De fato é enorme, uma massa d’água com quase 32 quilômetros de extensão e uma largura média de 5 quilômetros.
Lia e Nilson são apaixonados pelo que fazem. Isso fica claro na conversa com eles, e não falo apenas por essa manhã, em julho de 2019, que passamos juntos, recordando suas trajetórias.
A história de Marinês e Jalo são como três histórias em uma. Sim, porque cada um deles tem trajetórias que mereceriam ser contadas em detalhes. Mas, em dado momento das suas vidas, ainda relativamente jovens, encontraram-se e suas sagas fizeram-se uma só. De todos modos, preciso relatar algo do que viveram quando ainda não haviam reconhecido um ao outro.
Começo este texto com uma das primeiras frases que ouvi do Juarez: - Laércio, às vezes digo para as pessoas, eu não sou só arroz, tem outras coisas aqui também.
A agricultura familiar no interior da Serra Gaúcha é de um vigor impressionante. Enquanto dirijo até a Linha 40, comunidade que fica em Caxias do Sul, pela enésima vez surpreendo-me com a paisagem, as casas, as lavouras, passo por vinícolas quase suntuosas e sigo, pelo asfalto, até a casa dos Rossi. O asfalto, seguindo até a entrada da propriedade, é um indicador visível da força econômica da região.
As terras da Família Carraro estão incrustradas nos Campos de Cima da Serra, em Monte Alegre dos Campos, Nordeste Gaúcho. O município emancipou-se de Vacaria em 1995. Os Campos de Cima da Serra caracterizam-se por altitudes entre 900 e 1200, estações bem definidas e inverno rigoroso. A vegetação é rasteira, herbácea, com grande incidência de gramíneas, eventualmente vegetação arbustiva ou árvores, normalmente nas suas linhas de drenagem. A topografia é ondulada.
Maiara Marcon vive no interior do município de Ipê, RS, no italianíssimo distrito de Vila Segredo. Até chegar à sua casa, onde vive com os pais, Leoclides (Kid) Marcon e Florita Maraschin Marcon. Fico admirando a paisagem e a arquitetura, não apenas das casas e galpões, muitos ainda de madeira, mas também dos muros de taipa, das Igrejas, dos capitéis, assim como dos diferentes sobrenomes colados em pequenas placas ao longo da estrada como Marcon, Righes, Zampieri, Zanotto ou Sartori.
Estamos na Roça da Estância, comunidade no interior de Mampituba, município do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, limítrofe com Santa Catarina. Com lindas paisagens, muitas vezes tendo a Serra Geral como pano de fundo, é sempre prazeroso andar por essa região.
Estou na Capela Nossa Senhora Caravaggio, interior do município de Antônio Prado. Vim aqui conversar com Valsir Vedana, fundador da Aera – Associação dos Ecologistas Rurais de Antônio Prado, criada em 1992. A Aera não existe mais, mas a propriedade do Valsir segue produzindo de forma ecológica. Digo, para começar, que é uma das produções ecológicas mais vigorosas que conheço.
Vilmar Menegat nasceu em 1962, na mesma propriedade que seu pai e onde viveram seu avô e bisavô, na Capela Santo Antão da Vila Segredo, interior do município de Ipê. Ipê fica no Rio Grande do Sul, em uma área de transição entre os Campos de Cima da Serra e a Serra Gaúcha.